quinta-feira, 12 de julho de 2007

Portugal na Vanguarda dos Cuidados Paliativos

Portugal anda sempre à frente nas piores coisas, mas no que toca a cuidados com os pacientes terminais, a coisa muda de figura!! Gostamos que continuem activos, minimizando o seu sofrimento! O caso mais flagrante e tão falado ultimamente são as famosas Juntas Médicas (JM daqui em diante).
Assim sendo, acharam que uma senhora com cancro na nasofaringe poderia ver a sua qualidade de vida melhorada "se fizesse uma limpeza aos ouvidos e arranjasse os dentes". Mas a preocupação pelo bem estar desta senhora, não se ficou por aqui e acharam que seria bom ela continuar a dar aulas, para não só mostrar o novo "lifting", mas também para se distrair.
Os casos sucedem-se uns atrás dos outros, e, os profissionais desta JM estão sempre dispostos a minimizar o sofrimento das pessoas!
Perante isto, surgem-me algumas questões que passo a frisar:

1. A Ordem dos Médicos veio dizer que era preciso formar profissionais (médicos) virados para esta área dos seguros e juntas médicas. Eu pergunto-me se é preciso ser formado em medicina do trabalho (ou lá como se chama) ou mesmo até em medicina para reparar que, uma pessoa com cancro na nasofaringe ou na traqueia ou seja onde for, não está apta ao exercício das suas funções? E entram eles com 19s e 20s...pena que não espelhem o lado humano e só o lado marrano (de marranço!!) ...

2. O mais "hilariante" é ainda gozarem com a cara das pessoas, dizendo que "quanto ao cancro não podemos fazer nada, mas se arranjasse os dentinhos ou talvez metesse uma plaquita nova, daquelas em carbono que são mais leves, não a curaria, mas ficaria apta para dar aulas. Que é que diz?"

Posto isto, estou já a imaginar uma consulta nessas JM:

- Profissional de Saúde: Boa tarde, Dona Josefina! Então vem cá para ver se se pode aposentar mais cedo, não é verdade? Vamos lá então ver isso!
Segundo o IPO, você tem cancro na traqueia... Ahhhh! Que pena, já não pode ser a próxima Floribela, mas podemos ainda fazer de si uma top model!!
Vamos começar por tirar essas ruguitas aí e depois fazemos um pillingzito. No final destas intervenções vai ficar apta a... continuar a dar aulas, pois claro!!! Muitos parabéns!!!!
Já agora, antes de sair, preencha aqui o cupão e coloque ali na tômbola que estamos a sortear um carro topo de gama!
Ah e claro que pode pagar a prestações, desde 6x sem juros,mas no espaço de uma ou duas semanas, para o caso de tentar falecer antes..

PS: Só para referir que não é meu intuito gozar com as pessoas que são doentes, como me parece óbvio! Pretendo sim gozar com aqueles que, não sendo doentes, apresentam muitas "incapacidades"!

Sem comentários: