sábado, 30 de junho de 2007

Porque és o metx?

Finalmente um tema interessante para abordar aqui na Blogosfera (adoro estas palavras aglutinadas LOL).

Primeiro vou-vos contar como tudo aconteceu e depois passarei para a etimologia do meu nick!
Lá estava eu na festa da FFUL no W, quando sou abordado, não por um psicopata ou um ser alienisna (se bem que seria sempre uma experiência enriquecedora), nem tão pouco por um colaborador (coprotertuliano) do LamBlog (quer dizer também os vi por lá, mas esses não sabem quem eu sou LOL) que disse "És o metx!".
Pensei logo "uouuu uma pessoa cria um bloguezito e fica famosa", mas depressa esse pensamento se desvaneceu...porque a pessoa que disse isto é uma leitora assídua (ou pelo menos julgo que sim) no nosso blogue (e a julgar pelos comentários, deve ser a única que lê isto LOL), que, curiosamente (vejam a coincidência! =0) se fazia acompanhar de uma colaboradora nossa...a Raky que rapidamente me questionou "yah porque é que és o metx?".
Aqui está uma pergunta interessante que muito me apraz responder!

Fiz uma pesquisa rápida no google.pt e apareceram-me cerca de 29.000 resultados, o que deveras me assustou! Uma olhadela rápida e vemos que há muitos "hits" (adoro estrangeirismos =D) que nada têm a ver, como por exemplo, e apenas para ilustrar, "METX - Metropolitan Comunication Services". Contudo, ao 8º resultado da pesquisa lá apareci eu (ahh pois é!!! Aposto que se colocarem o vosso nome no google não aparece nada! Mas o meu nick foi logo =D=D), obviamente por causa do LamBlog!

Assim, e indo directo ao assunto, metx deriva quiçá do grego ou do latim (os registos mais antigos, com milhares de anos, não são muito consistentes, quanto à proveniência da palavra lol) e pretende susbtituir-se ao uso de toda e qualquer palavra! Passo a explicar: a seguinte frase "este blogue é fixe" pode ser perfeitamente dita do seguinte modo, sem perder o significado "este blogue é à metx!" ou " 'tás muito forte" por " 'tás à metx!".
Como podem ver, esta palavra tão simples, com apenas 4 letras (há quem diga que tem 5...enfim pessoas que gostam de ser do contra) facilita a conversa de qualquer pessoa, através de pequenas trocas de palavras, o que só podia ser uma ideia genial. Claro está que não pude deixar passar isto em branco e associei-me a este conceito enorme, como não podia deixar de ser!
Portanto, já sabem, nada de me roubarem o nick(aliás vou já registar...já tá -> metx®), nem tentar fazer derivatizações da palavra, do género metz (os franceses, claro está, tinham logo que imitar...é tipo chineses vá), metxi (soa um pouco a lello), matx (outra em que os ingleses, sempre subtis, alteraram para match), entre outros. Aviso os desertores que serão severamente punidos, que eu apresentarei queixa à justiça portuguesa (a esta hora já se devem estar a rir e a dizer "tss grande coisa, vai prescrever"...ao qual respondo "vamos ver!"), por usurpação de propriedade intelectual patenteada (a patente dura aproximadamente uns 20 anos, a partir daí já podem usurpar à vontade).

Para finalizar, queria sugerir aos restantes colaboradores, fazerem o mesmo com os vossos nomes, pois tenho a certeza que seria uma experiência que se revelaria extremamente engraçada!lol

Metx®


Sem comentários: